Conhecendo o Campo do Gerês

Eu sempre tive uma imagem histórica dos países europeus. No Brasil estamos acostumados com muitas paisagens de natureza, mas nunca pensei em ver lugares desse tipo aqui!

Pois então, eles existem aqui também! Heheh
Dia 1 de agosto tivemos a primeira Conferência Europeia de Jovens aqui em Portugal, e ela aconteceu no Campo do Gerês, uma freguesia portuguesa do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga.



O Campo do Gerês é uma parte do imenso Parque Nacional da Peneda-Gerês numa área total de cerca de 70 290 hectares.
A viagem de Lisboa até lá é meio longa, cerca de 5h. Depois de passar por Braga o trajeto até a pousada é uma serra, então demora um pouco!
Nós ficamos na Pousada de Juventude de Vilarinho das Furnas O lugar é maravilhoso, cheio de pinheiros e carvalhos com vista para as montanhas!









Os alojamentos são muito bons. Cada um tem 2 beliches. O banheiro é coletivo e eles possuem serviço de limpeza, então dá pra ficar bem despreocupado. 






Como fomos em mais de 50 pessoas para passar 5 dias, a diária, com a comida inclusa, saiu por 20 €. Muito barato!
A comida é muito boa. Não fotografei o café da manhã (aqui chamamos de pequeno almoço), mas tinha pão, leite, café, chá, cereal, iogurte, presunto e queijo, bem parecido com o café brasileiro mesmo. Fotografei os pratos dos almoços e jantas. Todos incluíam gelatina ou fruta de sobremesa, água ou suco (sumo), salada e um caldo de legumes ou canja. Aqui em Portugal come-se mais peixe e porco, quase não tem carne vermelha. E sempre tem batatas! O caldinho também está sempre presente nos cardápios para comer como entrada.

1- Bacalhau com natas (creme de leite)
2- Entremeada de porco com batatas assadas
3- Carne de porco (não sei qual) com batatas assadas

4- Sopa de macarrão com feijão
5- Macarrão a bolonhesa
6- Frango frito
7- Peixe frito com maionese
8- Hamburguer de porco com batata frita




O lugar lá é imenso e tem muitas atividades como passeio de cavalo, trilhas, arvorismo e também tem o Termas do Campo do Gerês. Tem que ir mesmo com tempo para fazer tudo e algumas dessas atividades são com preços a parte.

Nós fizemos dois passeios: à praia fluvial de Albufeira da Caniçada e à Cascata e lagoa do Rio Homem.

Curiosidade, o que é Albufeira: Um lago artificial, ou açude é um lago de origem artificial, normalmente concebido para armazenar água numa região seca, para dar mais vida a um ambiente ou que resulta da construção de uma represa ou uma hidrelétrica, cobrindo as áreas costeiras às margens de um rio.


Para chegar a praia fluvial descemos a serra por cerca de 30 min da pousada, então tem que ir de carro. Alí é uma região bem movimentada, cheia de restaurantes e lojinhas e próximo a basílica de São Bento. A vista é maravilhosa e a água não é muito gelada! Tem bastante atividade como passeios de caiaque, “pula pula”, etc.












O trajeto para a cascata do Rio Homem é no outro sentido. Subimos um pouco mais de serra e a maior parte do trajeto é em estrada de terra, leva também cerca de 20 min da pousada. A paisagem até lá é maravilhosa, passamos pela Mata da Albergaria.
Para descer até a cascata temos que fazer praticamente um alpinismo, heheh. O caminho é bem íngreme e cheio de pedras, bem perigoso. Fomos ajudando uns aos outros, vale a pena quando chega lá, mas sozinha eu não iria nunca! A água é bem gelada, tem que ser um dia quente para aguentar entrar.

Dessa foto dá para ter uma ideia da altura que nós descemos e de como é o trajeto...




Eu nunca tinha visto paisagem parecida com essa. Vale muito a pena conhecer essa outra face de Portugal! Se você tiver viajando com tempo por aqui, inclua em sua lista.

Referênciatopgeres.wordpress.com

Apesar de toda beleza, lembrei dessa música da Aline Barros, aqui vai um trecho: 

Bem mais que tudo
“Bem mais que as forças
Poder e reis
Que a natureza e tudo que se fez
Bem mais que tudo, criado por tuas mãos
Deus tu és o início, meio e fim

Bem mais que os mares
Bem mais que o sol
E as maravilhas que o mundo conheceu
E as riquezas, tesouros desta Terra
Incomparável és pra mim”

Deus é o criador de todas as coisas, Ele é maravilhoso. Nada é melhor e mais belo que nosso Criador!
Fiquem com Deus!
bjs

Um comentário:

  1. Fantástico esse post . Essa viagem foi maravilhosa ! Que o Senhor te abençoe sempre Carlinha . Jesus é o Senhor ! Martinha

    ResponderExcluir