Mercado da Ribeira e Time Out

Essa semana tive que ir ao Consulado brasileiro e aproveitei para dar uma volta pela Baixa e passei no Mercado da Ribeira que fica no Cais de Sodré onde eu pego o barco para Almada.

O Mercado da Ribeira, também conhecido como Mercado 24 de Julho, é o principal mercado lisboeta desde 1892, quando foi inaugurado com um interior em ferro e uma grande cúpula de inspiração oriental. Em 2014 passou a ser gerido pela revista Time Out Lisboa. Agora, além da tradicional feira de frutas, legumes e flores, também ganhou uma nova vertente gastronômica e de animação.
O espaço de restauração, encontra-se no lado poente do edifício, no piso térreo. Funciona todos os dias, das 10h à 0h de domingo a quarta-feira, e das 10h às 2h de quinta-feira a sábado. 

São 30 espaços com bancas de chefs conceituados com várias marcas de produtos nacionais, e a oferta varia entre o marisco, pregos, hambúrgueres, sushi e gelados, entre outras especialidades. 

Os considerados TOP 10: Honorato, O Prego da Peixaria, Asian Lab, Sea Me, Pizza a Pezzi, Alexandre Silva, Henrique Sá Pessoa, Miguel Castro e Silva, Vítor Claro, Santini (gelataria). 

Tem até uma escola de culinária, a Academia Time Out, onde 22 pessoas de cada vez podem sentar-se e observar, cozinhar e aprender. Fiquei com vontade de participar!




Com mesas corridas em estilo cantina, oferece 500 lugares sentados, no interior, e mais 250 na esplanada.

Eu comi lá uma única vez no Honorato, lá eles servem os hambúrgueres artesanais, muito bom! Fomos a noite e estava tudo bem cheio, então aconselho você ir mais cedo, até umas 19h, se não quiser ficar procurando lugar para sentar. O que é legal é que, como as mesas são compartilhadas, você divide lugar com pessoas do mundo inteiro e ouve diversas linguas!
No exterior, no lado da para a Praça Dom Luis I, encontra-se um quiosque no jardim, e as esplanadas com 250 lugares. Alí estão o Marisqueira Azul, Trincas e Aloma.
As bancas tradicionais de venda de produtos frescos encontram-se no piso térreo, do outro lado do edifício, e estão abertas das 6h às 14h.
O primeiro andar abriu no verão desse ano, e inclui uma sala de espetáculos com 350 lugares sentados e 650 de pé, uma galeria e um balcão de informação da revista Time Out Lisboa.

O espaço é muito bonito, sem contar os painéis de azulejos que encontramos logo na entrada!


Aos sábados também tem Feira de artesanato e aos domingos Feira de coleções.

E passando bela Baixa, olha do que é época agora, as famosas castanhas portuguesas assadas! Eles ficam por em vários pontos da cidade, são muito gostosas. No verão são as cerejas e no inverno as castanhas, acho muito legal essa sazonalidade!
Aqui já está bem friozinho, mas ainda faz alguns dias de sol, as pessoas ficam caminhando ou sentadas a beira rio para aproveitar! O céu estava espetacular nesse dia!
E para finalizar, descobri que tem cadeiras do lado de fora do barco! Muito melhor passear ali, dá para ver toda Lisboa!
Para acompanhar mais sobre os restaurantes e feiras no Mercado da Ribeira siga as páginas no face:

E hoje deixo esse trecho de Salmos para meditação:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139:23-24

Até o próximo passeio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário